Nem sempre o "jeitinho brasileiro" é ruim, ele tem o propósito de o brasileiro passar por cima das dificuldades, há uma musica em que diz que uma mulher sempre dá um jeito de sustentar sempre seus filhos: "Cinco filhos para criar. Mãe, atleta, manicure e diploma." mas pode-se dizer que o "jeitinho brasileiro" acabou que mudando sua origem, pela corrupção existente no Brasil
Muitos que uitlizam da pratica do "jeitinho brasileiro", usam pela necessidade de sustentar a familia, se desdobram arrumando diversos empregos, muitas vezes empregos que não tem valor algum.
Há aquelas pessoas que trabalham mais do que descansam, em geral trabalham como lavadeiras, com empregos domesticos dois trez no minimo ao dia, homens que trabalham como cortadores de cana, ou em industrias como maquinas.
Os brasileiros pobres, muitas vezes usam dessa pratica para sobreviverem, e acabam "pagando" por aqueles que agem de má fé, fazendo com que as pessoas achem que pessoas de baixa renda são preguiçosos, o que pode-se dizer que nao, o problema é que não há espaço para que eles consigam viver com dignidade.
Na politica o "jeitinho brasileiro" foi aplicado de forma errado, facilitar a corrupção era o que eles faziam, aplicando a mesma. Os políticos em maioria corrompem, desviam verbas, dando o "jeitinho brasileiro" deles.
O "jeitinho brasileiro" é como o "american way of life" que os Estados Unidos adotou depois da crise de 1929, é uma forma de se manter numa economia mal distribuida e num estado capitalista bastante desenvolvido, o que é em partes, porque no Brasil, a distribuição de rendas e o desenvolvimento são afastados de regiões pobres. E o "jeitinho brasileiro" é a consequencia dessa tao grande desigualdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Entregando comentarios.