05 setembro 2010

Tio San mentiroso

Tio San me liga no dia trinta e um de Agosto querendo contar as novidades norte-americanas, eu nunca acredito no que me diz, mas resolvi escutar, era dia do meu aniversário,mas nada importava e não seria bom como planejado a uns cinco meses atrás.
Contou sobre uma aposta feita; Obama confirmou que todas as forças de combate americanas haviam deixado o Iraque. Me disse ainda que todos os norte americanos ficaram felizes com o acontecido e que esse passado era errado,porem também se vangloriavam dizendo que livraram sim o Oriente Médio de um ditador sanguinário, quis dizer que mesmo o exercito norte americano matando muitos iraquianos,os ajudaram, ele não está errado, mas não há explicação que justifique morte.
continuou discursando que mais ou menos 50 mil soldados ainda continuarão no país para assessorar as forças iraquianas que agora cuidam do país; disse também que a opinião publica do Iraque mudou quanto as advertências que tinham contra os norte americanos, alegando que agora ficam com medo, não dos soldados norte americanos, mas  de como será o Iraque sem eles.

aah, ele falou tantas outras coisas, sempre vangloriando seu povo que nem vale citar aqui.

desliguei o celular e fiquei admirada com todas aquelas palavras, meu preconceito com os norte americanos, ou melhor, com as medidas que eles tomam para obter a 'paz' me deixa tão cansada do ser humano, que eu não queria acreditar em nada daquilo, sabia que alguma coisa de estranho tinha.

fui atrás de informação, e não é que encontrei o "alguma coisa estranha"; o Iraque, realmente depois da intervenção norte americana, usufrui de uma sociedade mais aberta, nas ruas as pessoas podem falar sobre politica, dizer que não gostam desse ou daquele politico, a imprensa é nominalmente livre, embora sejam as mais assediadas por autoridades, a escolha religiosa é livre, o álcool mesmo não vendido em certos momentos é liberado em outros, entretanto essa sociedade não é como pareceu na imprensa; todos esses ganhos custaram caro, mais ou menos 150 mil iraquianos, 5 mil americanos e soldados aliados morreram, os que foram registrados né, fora aqueles que morreram e ninguém nem sabe, muitos iraquianos fugiram do país, perderam a esperança, muitos até dizem que a vida está mais dura do que nunca esteve..é, o tio San deu uma mentidinha não é?

Mesmo depois da retirada de soldados norte americanos no país, o Iraque ainda não está seguro, ele continua em estado de sitio, o que quer dizer, que os moradores podem ter uma surpresinha a qualquer momento.

os conflitos dos Xiitas e sunitas ainda é grande e o numero de mortos aumenta cada vez mais.

está na cara que os iraquianos ainda serão perturbados por vizinhos bisbilhoteiros, que querem tomar conta do terreno dos outros.

É, a missão de combate do tio San é uma aposta, e aposta podem ser perdidas.